Como debugar ASP 3.0 na IDE do Visual Studio.NET

Nosso primeiro post técnico. Sem delongas, vamos lá.

Sem dúvida, a plataforma de desenvolvimento .NET, alavancou o nosso desenvolvimento de maneira ímpar. Falando de desenvolvimento para a web, pode-se dizer sem medo de errar que a mudança para os desenvolvedores do ASP 3.0 (ou ASP clássico, como preferir) foi ainda maior. Argumentos a esta afirmação são fáceis de serem encontrados: O código agora é compilado, temos acesso a linguagens de alto padrão (C#, VB.NET, etc), orientação a objetos, e certamente a lista se extende facilmente.

Muitos sistemas já foram migrados, outros estão sendo migrados, outros ainda serão, e outros não . Eu mesmo estou trabalhando na migração de um aplicativo em ASP clássico (a partir de agora simplesmente ASP) para ASP.NET com C#.

Já estamos muitíssimo acostumados com a ferramenta de debug da IDE do Visual Studio.NET. Mas oras bolas, quando precisamos trabalhar com o ASP, vamos lá, apertamos F5 e pum! Não, definitivamente, não. O maravilhoso e mágico debug não funciona. Desespero? Não, pegue uma xícara de café e continue com a leitura.

Para que o "mágico" debug funcione para o ASP é necessário seguir uns poucos passos, os quais seguem:

 

Configuração do Visual Studio.NET:

1. Com o Visual Studio.NET aberto, crie um projeto do tipo "Empty Web Project" e adicione todos os arquivos referentes a sua aplicação ASP ao projeto;

2. Adicione um arquivo de configuração WEB (Web.Config);

3. Abra o Web.Config e, no parâmetro compilation, defina a propriedade debug para true;

4. No menu "Project - Properties", na aba "Debugging", defina a propriedade Enable ASP Debugging para True. Nota: dependendo da linguagem de desenvolvimento escolhida  (C# ou VB.NET) esta propriedade pode estar em locais diferentes da janela de propriedades do projeto. Neste caso, a guia foi feita através da linguagem C#;

 

Configuração do IIS (Internet Information Services):

1. Abra o IIS (Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Internet Information Services);

2. Aponte para a aplicação que você deseja habilitar o debug, clique com o botão direito e depois clique em "Propriedades". Neste momento a janela com as propriedades da aplicação será aberta;

3. Na guia diretório, clique em "Configuração". Você verá o seguinte:

 IIS_Depuracao

4. Nesta guia, marque as duas opções "Ativar depuração de script de servidor ASP" e "Ativar depuração de script de cliente", conforme a figura.

 

Configuração da conta do Windows

É necessário que o usuário esteja nos grupos: "VS Developers" e "Debugger Users". Caso o usuário seja administrador local, não será necessário adicioná-lo nesses grupos. Para tal, vá até o ícone "Meu Computador" situado na área de trabalho ou no menu iniciar, dependendo da configuração, clique com o botão direito e vá em "Gerenciar". Expanda o nó "Usuários e grupos locais", clique em "Grupos", abra os referidos grupos, clique em "Adicionar", digite o nome do usuário, clique em "OK".

Se tudo foi feito corretamente e não exista nenhuma outra questão, ir até o Visual Studio.NET, setar um break point qualquer, iniciar a aplicação ASP em modo debug e pum! Agora a mágica funcionou!

Até o próximo post!